As Entidades do Mundo Espiritual, suas Escolas, seus Campos de Atuação na Umbanda e em Outras Religiões

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Caboclos, Pretos Velhos, guardiões (Exus), Erês, Boiadeiros, Marinheiros e etc. não são entidades da Umbanda, são entidades que tem trabalhos no mundo espiritual para ajudar as pessoas.
São trabalhos que ajudam encarnados e desencarnados, e que a energias dos médiuns e elementos físicos, como velas, ervas, banhos, incensos, defumações e etc. podem ajudar muito esse trabalho.
O que acontece é que pessoas que tem trabalhos de Caboclos, Exus, Pretos Velhos, se manifestando através de médiuns mostram uma linha de trabalho que seguem no espiritual.
Quando uma alma desencarna no mundo físico e pode ser um comandante de espíritos, essa pessoa é levada a presença de certos Mestres Ascencionados, iluminados, que são responsáveis por espíritos que tem liderança no mundo material, e realizar trabalhos benignos.
Esses Mestres Ascensionados, eles dirigem outros iluminados para realizar trabalhos espirituais de liderança, e esses espíritos são encaminhados para escolas do mundo espiritual, como a dos Senhores da Luz Prateada, aos Caboclos Tupisnambás, os Rompe Matos, as Setes Luas, Os Exus Sete Montanhas, os Pais Zés Pretos, os Pais João das Almas, os Exus Veludos, os Senhores Tranca Ruas, Capas Pretas e etc.
Uma alma ingressando nessas escolas, elas recebem um trabalho como um sacerdócio, que é uma honra, e adotam o nome dessa escola espiritual.
Assim esses espíritos que passaram por esses cursos, eles aprendem a exercer trabalhos, como o uso de elementos como velas, incensos, fumo, defumações, ervas, flores, alimentos e etc. para conseguir enviar energias muitos sutis ao plano material denso, que sem elas é impossível exercer tais funções.
Esses espíritos tem a energia muito sutil, e precisam do uso de elementos, que não existe somente na Umbanda, mas em quase todas as religiões, e eles atuam em todas elas.
Assim, imagina o mistério que existe por trás de quando ascendemos um incenso, uma vela, e etc.
Esses espíritos atuam em todas as religiões, mas é na Umbanda, que permite o uso das incorporações é que temos contatos com eles. Pois se outras religiões também incorporassem, também receberiam espíritos de Pretos Velhos, Caboclos, Exus, Gitanos, Eres e etc.
Os médiuns, assim como os elementos, eles tem uma energia que ajuda os espíritos a realizarem seus trabalhos.
Assim na Umbanda existem consultas onde um desses espíritos que fizeram escola, conversam, aconselham e direcionam pessoas, de acordo com seus merecimentos e necessidades, ajudando ela e os espíritos que estão nos locais onde elas ficam, sempre tendo como meta principal a evolução espiritual de todos, do consulente, do médium, do cambono e dos espíritos.
O cambono é a pessoa que fica ao lado do médium incorporado, e elas ajudam doando energia, assim como assistentes do espirito.
Esses espíritos que se manifestam na Umbanda, são geralmente iluminados, e chefes de falanges espirituais, por isso são muito caridosos e buscam ajudar a todos, inclusive os obsessores, para que eles sigam caminhos mais luminosos e sejam resgatados dos locais negativos onde ficam.
Em igrejas católicas, budistas, hinduístas, evangélicas, taoístas, xamanicas e etc. existem esses espíritos, mas eles não entram em contato, mas utilizam a roupagem, geralmente da crença da qual estão trabalhando, isso é uma forma de norma que eles tem, assim quando alguém enxergar um espirito, vai velo com a roupagem da religião que eles acreditam.
Se outras crenças fizessem as incorporações de espíritos, receberiam as mesmas entidades que a Umbanda.
Assim cada tipo de entidade recebe um tipo de tralho diferente, por exemplo, um Preto Velho trabalha na cura emocional, os Caboclos na mental, os guardiões, exus, eles se encarregam de encaminharem os seres para caminhos de evolução espiritual.
Assim sendo, esses espíritos, nas escolas que eles seguem, recebem uma especialidade em um tipo de trabalho especifico, por exemplo, os Guardiões Rompe Matos, eles trabalham como policiais espirituais, e tem especialidade na abertura de caminhos. 
Já os Guardiões da Luz Prateada tem a especialidade mostrar para os seres o que eles não sabem, também puxam bastante a autoestima.
Os Senhores da Luz Prateada são Exus ou guardiões espirituais.
Muitos desses espíritos, além da formação de trabalho que eles tem no mundo espiritual, também, quando encarnados viveram em religiões, e também podem dar orientações segundo o que aprenderam religiosamente, então para se manifestarem livremente na Umbanda, ela é uma religião universalista, que aceita e vê a importância de todas as crenças boas existentes.
Assim sendo uma entidade é capacitada a dar ensinamentos, a ajudar energeticamente e a doutrinar também, mas não de acordo com a Umbanda, mas de acordo com o consulente, pois respeita demais a crença de cada um.

 

 

Alguns Destaques: